Na vanguarda da inovação: Bradesco se prepara para a era da computação quântica

Jonh Carson
By Jonh Carson

Participação no Web Summit Rio

O Bradesco marcou presença no Web Summit Rio, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo, realizado entre 15 e 18 de abril no Riocentro. Além de ser um dos patrocinadores, o banco participou do painel “Bringing Quantum to Life”, onde discutiu os avanços e desafios da computação quântica.

Investimentos em Inovação

O banco tem investido em diversas iniciativas para se preparar para os impactos da computação quântica. Essas ações incluem experimentos com casos de

Segurança e Criptografia

Edilson Reis, CIO do Bradesco, destacou a importância da computação quântica na criptografia e segurança de dados. Ele explicou que o banco está implementando medidas proativas, como a construção de casos de uso e o mapeamento de sistemas para novos algoritmos

Padronização pelo

O processo de padronização prolongada pelo NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos) é crucial para a implementação segura da computação quântica. O NIST já selecionou quatro algoritmos pós-quânticos, e a documentação para padronização está em andamento. “Ter esses padrões definidos é de extrema importância, pois estabelece disposições e material de referência para o uso dos novos algoritmos”, disse Edilson.

Aplicações no Setor Financeiro

No setor financeiro, a criptografia é usada em transações bancárias, certificados digitais e armazenamento de dados. O Bradesco, por meio de seu ecossistema de inovação, o inovabra, está trabalhando com parceiros e universidades para identificar algoritmos criptográficos visíveis a computadores quânticos. Além disso, o banco está experimentando o uso da tecnologia para otimizar portfólios de investimento.

Impactos em Outras Indústrias

A computação quântica não impacta apenas o setor financeiro. Outras indústrias que dependem de criptografia para proteger seus dados também serão afetadas. “Esse é um campo em rápida evolução que oferece não apenas desafios, mas também oportunidades”, explicou o CIO. O Bradesco está comprometido em manter a segurança e a confiabilidade de seus serviços em um mundo cada vez mais digital e quântico.

Sobre a Computação Quântica

A computação quântica utiliza princípios da física quântica, como superposição e emaranhamento, para processar informações de maneira diferente da computação clássica. Enquanto a computação clássica usa bits que representam 0 ou 1, a computação quântica trabalha com qubits, que podem estar nos estados 0, 1 ou ambos simultaneamente. Isso permite resolver certos problemas mais rapidamente, incluindo a quebra de alguns algoritmos criptográficos acidentalmente.

Compromisso com a Inovação

O Bradesco continua investindo em inovação para se manter na vanguarda da tecnologia.

Share This Article