É comum a presença de um corrimento lubrificante da vagina. No entanto, como comenta o expert em doenças ginecológicas, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, é importante se atentar ao corrimento vaginal anormal, a fim de evitar complicações agravadas na saúde. Quer saber quando o corrimento vaginal não é normal? Acompanhe a leitura.
O que é corrimento vaginal?
De acordo com o renomado Dr. Orcione Guimarães Júnior, o corrimento vaginal normal é aquele que apresenta um aspecto incolor ou levemente branco-amarelado sem odor. Esse corrimento geralmente surge em um determinado período hormonal dentro do ciclo menstrual da mulher.
No entanto, algumas vezes o corrimento vaginal pode significar a presença da proliferação de algum fungo ou bactéria presente na cultura vaginal. Esses, por sua vez, podem apresentar uma característica viscosa, branca ou amarela, com grande quantidade, podendo ser acompanhado de odores e dores no sistema reprodutor feminino.
Quais doenças podem ocasionar o corrimento vaginal?
Ainda, conforme aponta o ilustre Dr. Orcione Guimarães Júnior, há algumas doenças ginecológicas que podem ocasionar o surgimento do corrimento vaginal, como a candidíase. Essa doença é ocasionada por um fungo, que por alguma mudança no corpo feminino, pode se proliferar.
Além disso, outras doenças podem acometer a presença dessa secreção anormal, como a vaginose bacteriana, crescimento desregulado das bactérias presentes na cultura vaginal. Ou a tricomoníase, doença sexualmente transmissível, causada por protozoário e a gonorreia, outra doença sexualmente transmissível, causada por bactéria.
Quando devo procurar um médico?
Por fim, como indica o admirável Dr. Orcione Guimarães Júnior, quando o corrimento vaginal apresentar uma coloração amarelada, odor, irritação no sistema reprodutor feminino e em uma grande quantidade, deve-se realizar o devido acompanhamento médico e iniciar o tratamento necessário.
Notou a presença de um corrimento anormal? Entre em contato com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, através das redes sociais disponibilizadas abaixo, e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1