4 oportunidades de negócios em inovação e economia circular

Jonh Carson
By Jonh Carson

À medida que mais pessoas percebem que as ondas de calor e eventos climáticos extremos são decorrentes do aquecimento global provocado pelo ser humano, as atitudes em relação ao consumo estão mudando. As pessoas estão procurando melhorar suas decisões sobre o que e como compram e usam os bens.

Um novo relatório destaca as novas oportunidades de negócios que essas tendências de consumo representam e revela áreas para inovação. “Stuff in Flux 2: Playbook for Circular Innovation” (Coisas em Fluxo 2: Manual para Inovação Circular, na tradução literal) descreve o perfil de um grupo de “consumidores de ponta”.

Cerca de 19% da população dos EUA e 13% do Canadá estão procurando tomar melhores decisões sobre o consumo. Entre as características destes consumidores conscientes estão “curiosidade, mente aberta e desejo de aprender sobre o que há de novo no mundo ao seu redor” e a confiança de que suas ações podem influenciar os outros direta e indiretamente.

Para as autoras do estudo, as especialistas em economia circular Lindsey Boyle e Rosemary Cooper, as atitudes e comportamentos desse grupo de consumidores são “indicadores” de que a demanda por produtos e serviços circulares crescerá nos próximos três a cinco anos.

Por consequência, também está crescendo a demanda por investimento e ampliação de negócios circulares, não apenas para aumentar as vendas, mas para ser competitivo. “Já existe uma demanda de mercado em massa para coisas como reutilização e reparo, que pode crescer rapidamente nos próximos anos”, disse Cooper à reportagem do GreenBiz.

“Ouvimos em nossa pesquisa que os consumidores de ponta que moldam os mercados de massa querem que as empresas entrem na economia circular, mas se não estiverem fazendo algo para realmente evitar o desperdício e continuar essa jornada circular, estão perdendo sua confiança”, disse Cooper.

As principais observações sobre esses criadores de tendências incluem: uma compreensão mais profunda das diferenças entre consumo excessivo e proposital; uma diminuição da empolgação em torno do consumo; e uma consciência crescente da escassez de recursos e fluxos materiais. Eles também pretendem cada vez mais comprar de marcas com impacto ambiental e social confiável.

Esses consumidores conscientes geram novas oportunidades de negócios, como as quatro ideias a seguir:

Produtos duráveis e confiáveis
Consumidores que priorizam itens que podem ser usados de forma confiável por um longo tempo e reparados quando necessário se sentem sobrecarregados quando não estão utilizando objetos que compraram.

Seu comportamento de compra é disciplinado, priorizando produtos fabricados ou vendidos por empresas que oferecem atendimento e suporte contínuos para conserto, ou canais para dar uma segunda vida aos produtos.

Bens que se conectam com a natureza
Pelo menos 58% dos consumidores globais entrevistados concordam que preferem passar tempo na natureza em vez de fazer compras, pois assim se sentem revigorados.

Por isso, apreciam coisas que os ajudam a se conectar com a natureza, e que utilizem materiais naturais e/ou sejam produzidos em suas comunidades.

Produtos simples e alegres
A pesquisa mostra uma demanda específica por alegria sem culpa, o que significa buscar coisas feitas de forma intencional e responsável.

Produtos que são divertidos de usar, inovadores, únicos, que ofereçam soluções simples para problemas cotidianos, e envolvam todos os sentidos, muitas vezes produzindo reações tangíveis, intensamente positivas e pessoais.

Maneiras fáceis de compartilhar, reparar, reutilizar e revender
Há uma consciência crescente entre os consumidores sobre de onde vêm os produtos e suas matérias-primas, para onde vão e como aumentar a sustentabilidade deste fluxo.

Uma parcela crescente de consumidores prioriza compras de produtos de segunda mão, e buscam oportunidades de acesso e propriedade que reduzam sua pegada de material, comprando de empresas que utilizam modelos circulares, como compartilhamento, reparo, reutilização e revenda.

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