Inmetro atualiza Política de Inovação

Jonh Carson
By Jonh Carson

Objetivo é estimular soluções tecnológicas inovadoras para o setor produtivo e incentivar o empreendedorismo por meio da infraestrutura existente no campus

Em mais uma iniciativa de estímulo à criação de soluções tecnológicas inovadoras para o setor produtivo, o Inmetro publicou a Portaria nº 313, de 3 de agosto de 2022, que aprova a nova política institucional de inovação do Instituto, representando importante atualização na proposta lançada em 2017. A portaria estabelece princípios e diretrizes para ações de transferência para a sociedade do conhecimento gerado internamente de forma a incentivar o empreendedorismo e o crescimento sustentável da economia brasileira.

A política de inovação do Inmetro prevê a prestação de serviços técnicos especializados, pesquisa científica e tecnológica, desenvolvimento de projetos próprios ou em parcerias com terceiros, e oferta de soluções tecnológicas para a indústria. Inclui, ainda, a possibilidade de desenvolvimento de projetos na incubadora de projetos tecnológicos, ou ocupação de módulo no espaço compartilhado no campus para a instalação de empresas de base tecnológica, incluindo startups, interessadas em residência no campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, em Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ). A ideia também é atrair novas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação entre outros.

A grande mudança introduzida nessa nova Política se refere a dois pontos complementares: a governança da gestão da inovação no Instituto, com a restruturação do Comitê de Inovação para permitir uma participação mais abrangente das diferentes unidades do Instituto, além da gestão de recursos captados pelo Inmetro, que conta com o relacionamento com fundações de apoio para uma aplicação mais ágil e efetiva dos recursos captados.

Share This Article