TikTok: os perigos dos polêmicos filtros de beleza do app

Jonh Carson
By Jonh Carson

Quando descobri os “filtros de beleza” – projetados para “melhorar” a aparência e muito populares em plataformas como TikTok, Instagram e Snapchat -, uma das minhas primeiras reações foi pensar que aquilo “zerava o jogo” para todos.

Antes da pandemia, eu passava um pouco de maquiagem quando ia sair. Isso fazia com que me sentisse mais atraente e a diferença no tratamento das pessoas quando eu passava rímel só reforçava essa percepção.

Mas então vieram o lockdown, o trabalho em casa e a chegada de um bebê. Encontrar tempo e motivação para passar batom parecia coisa do passado.

Por isso, quando vi pela primeira vez um filtro que fazia isso por mim – ou pela minha presença na internet, pelo menos – fiquei maravilhada.

E tive que me perguntar: será que existe tanta diferença entre passar 15 minutos me maquiando ou colocar um filtro na minha foto publicada na internet?

À medida que os filtros de beleza se tornam mais sofisticados, novas críticas estão surgindo condenando seus efeitos potenciais em tudo, desde nossa auto-estima até seu poder de popularizar um determinado padrão de beleza.

Nesta semana, com o lançamento pelo TikTok do filtro Bold Glamour – que tem um efeito surpreendentemente impecável – levou muitos usuários a se perguntarem se a tecnologia foi longe demais.

Ele pode transformar qualquer pessoa em top model.

Essas preocupações e críticas são válidas, mas muitas vezes não levam em consideração um componente crucial.

Como tantas outras coisas ligadas à tecnologia, os filtros de beleza não foram criados em uma bolha, separados da sociedade, para depois nos “infectar”.

Eles refletem – e muitas vezes pioram – os preconceitos e problemas que já temos. Esse é o problema.

Muito antes do filtro Bold Glamour surgir, nossa sociedade já tinha um fetiche pela beleza.

E não se trata apenas de atração física: as pessoas convencionalmente bonitas são vistas como as melhores em tudo, mais inteligentes e isso se reflete até em maior renda.

Cânones da beleza real x online
A verdade é que, seja com a escolha da roupa ou do corte de cabelo, dos óculos ou da maquiagem, nós nos apresentamos de uma determinada maneira – e, geralmente, de forma condizente com os cânones de beleza vigentes.

Embora gostemos de pensar que tomamos essas decisões com base em nossas preferências individuais, sabemos há muito tempo que elas são impulsionadas pelos estilos da moda.

Share This Article