SXSW 2024: O que os relatórios dessa edição dizem sobre o futuro da tecnologia?

Jonh Carson
By Jonh Carson

Festival é considerado um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo

O South by Southwest, mais conhecido como SXSW, chega à metade de sua duração e já coleciona um conjunto de relatórios que apontam como será o futuro da tecnologia em diversas vertentes.

O festival é considerado um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, trazendo ainda, atrações de diferentes países. O evento acontece em Austin, no estado norte-americano do Texas.

Por lá, três relatórios muito relevantes foram apresentados até o momento: o MIT mostrou o que mais impactou a tecnologia global no último ano, a futurista Amy Webb trouxe as principais tendências na área para 2024 e o especialista em videogames Joost van Dreunen trouxe as previsões para o mundo dos games.

Confira um resumo de cada um abaixo:

MIT: 10 Tecnologias que vão mudar o mundo
A inteligência artificial (IA) foi a tecnologia que apareceu em primeiro lugar na lista do Instituto de Tecnologia do Massachusetts.

“Não é surpresa que vejamos IA na lista. 2023 já foi um ano muito agitado para IA. Nós estamos agora em um momento que o público está interagindo diretamente com IA, conscientemente testando, usando IA generativa para fazer imagens”, disse Bramson-Boudreau.

Veja a lista completa:

Inteligência artificial
Novas células solares
Apple Vision Pro
Medicamentos para perda de peso
Sistemas de energia geotérmica
Chiplets
Tratamento de edição de genes
Computadores exaescala
Bombas de calor
“Assassinos” do Twitter
Amy Webb: futuro da tecnologia
A 17ª edição do Tech Trends Report, do Future Today Institute, presidido pela futurista Amy Webb, traz quase 900 tendências em tecnologia que reinarão em 2024.

Inteligência artificial
Para Amy Webb, depois dos chamados LLM (Large Language Models), veremos cada vez mais o que ela chama de Large Action Models, que são dispositivos que vão permitir que a inteligência artificial reconheça e aprenda com nossas ações. Aparelhos como Apple Vision Pro já são parte dessa realidade.

Confira fotos da SXSW 2024

A IA também está presente na busca e descoberta de informações e um exemplo que utiliza essa tecnologia é o ChatGPT, da OpenAI.

Mobilidade, robôs e drones
Os consumidores estão se adaptando aos veículos elétricos e semiautônomos e aos que coletam cada vez mais dados.

Ao mesmo tempo, a tecnologia das baterias está aumentando, permitindo que veículos, robôs e drones tenham um desempenho mais longo, a ascensão destas máquinas sugere um futuro onde elas complementam e até mesmo substituem tarefas humanas.

Cuidados de Saúde e Medicina
Outro assunto que também entrará em pauta é a barreira entre o digital e o biológico, que está desaparecendo aos poucos. A fusão entre os dois mundos permite uma nova gama de tratamentos, como, por exemplo, células dentro do nosso corpo que podem produzir medicamentos em resposta a estímulos externos.

Joost van Dreunen: novidades no mundo dos games
O relatório de Joost van Dreunen, acadêmico e empreendedor, especialista em videogames, mostra que haverá nos próximos anos uma mudança do conceito de games de produtos/serviços para plataforma.

A abordagem tradicional de vendas nos games até agora era vender o máximo de unidades possível com o maior preço, como nos casos de Zelda e Uncharted.
Havia também a abordagem de serviços live (os chamados “forever games”) em games de múltiplos jogadores, como Pokémon Go e League of Legends.
O próximo passo é considerar games como plataformas, que se estendem além do jogo. A ideia é um misto de atividades on e offline, como nos casos de Fortnite e Roblox.
A ideia de games como plataforma significa criar várias ações com os consumidores: play (jogar), watch (assistir), connect (conectar), create (criar) e collect (colecionar).

Ainda conforme o relatório, uma das próximas tendências são os multiplayers games — ninguém quer mais jogar sozinho.

O documento aponta ainda que a liderança da indústria tem mudado nos últimos anos entre publishers e gatekeepers. Se em 2000 Sony e Nintendo reinavam, agora disputam espaço com a Tencent, Apple e Google.

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