A cada dia que passa, cada vez mais pessoas encontram-se endividadas no Brasil. De acordo com a economista brasileira Cláudia Angélica Martinez, é muito importante que a população do país seja ensinada a lidar com as suas finanças antes de encontrarem seu nome na lista do Serasa. Uma das soluções é a educação financeira nas escolas públicas. Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo.
Conheça o que é a educação financeira
Nos últimos anos, um assunto muito frequente quando se fala da educação no Brasil é a implementação da educação financeira nas escolas públicas. Essa pauta foi levantada a partir da constatação de que muitos jovens acabam entrando em sua vida adulta e logo adquirindo dívidas em seu nome, exatamente por não entenderem sobre o mundo financeiro e como lidar com o dinheiro.
De acordo com a economista Cláudia Martinez, na prática, a educação financeira consiste em saber planejar os seus gastos, ter controle sobre onde e com o que está utilizando o seu dinheiro e, até mesmo, entender como funcionam os investimentos e quais as oportunidades que o mercado oferece para jovens e adultos de toda a sociedade brasileira.
A importância da educação financeira nas escolas públicas
As contas não fecham, os boletos não param de chegar e o telefone toca a todo instante com cobranças de banco. Todo fim de mês pode ser um desespero para aqueles que não sabem ou conseguem lidar com o seu dinheiro. Por isso, segundo a economista e empresária Cláudia Angélica Martinez, a educação financeira nas escolas públicas é importante para que as pessoas tomem as rédeas de suas vidas.
Programa educação financeira nas escolas
A partir do levantamento das ideias sobre a implantação da educação financeira nas escolas públicas, surgiu o Programa Educação Financeira nas Escolas. Segundo a empresária e economista brasileira Cláudia Martinez, esse programa dá a oportunidade aos professores de realizar cursos gratuitos de formação em educação financeira.
A ideia geral do projeto não inclui mudanças na grade horária, mas permite que o tema seja abordado dentro de sala de aula, em matérias como português, matemática, ciências, história, filosofia e todas as outras, não sendo uma matéria extracurricular. A economista Cláudia Angélica Martinez acredita que esta iniciativa ajuda os estudantes a entrarem na vida adulta com mais consciência e preparo para lidar com o dinheiro.
Conhecimentos básicos para ter uma vida financeira mais saudável
Para quem está iniciando no assunto, a economista Cláudia Angélica Martinez comenta ser importante compreender alguns conhecimentos básicos para ter uma vida mais saudável. Isso é possível através de um planejamento estruturado, o estabelecimento de um limite de gastos e a realização de cortes em gastos desnecessários para que seja possível fazer uma poupança e conquistar mais liberdade financeira.